Prevalência das alterações da cadeia estilohióidea em radiografias panorâmicas digitais
Ana Cristina Alves Guimarães
Dissertação
Português
D D723
Campinas : [s.n.], 2015.
76f. : il.
Dissertação (Mestrado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial) - Centro de Pesquisa Odontológica São Leopoldo Mandic.
A calcificação total ou das partes da Cadeia Estilohióidea, alongamento do Processo Estilo Hióide do Osso Temporal e/ou calcificação do Ligamento Estilo Hióde não são raramente visualizadas em radiografias panorâmicas que fazem parte do conjunto de exames para o tratamento ortodôntico denominados...
Ver mais
A calcificação total ou das partes da Cadeia Estilohióidea, alongamento do Processo Estilo Hióide do Osso Temporal e/ou calcificação do Ligamento Estilo Hióde não são raramente visualizadas em radiografias panorâmicas que fazem parte do conjunto de exames para o tratamento ortodôntico denominados Documentação Ortodôntica. Os sintomas causados pela Calcificação da Cadeia Estilohióidea foram primeiramente descritos por Eagle, podendo ser mais ou menos severos dependendo das estruturas anatômicas adjacentes atingidas e foi denominada Síndrome de Eagle. O Objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência das Alterações Morfológicas e Estruturais da Cadeia Estilohióidea quanto à idade, segundo classificação OMS, gênero, unilateralidade (direita ou esquerda), bilateralidade, tipo e padrão de calcificação conforme Classificação de Langlais (1986) e medida (simetria). Material e Método: Foram avaliadas 5863 documentações ortodônticas da Clínica privada Orto Amazônia Ltda, situada em Manaus - AM, em que 4413 radiografias panorâmicas digitais foram selecionadas, pois estavam de acordo com o critério de inclusão da presente pesquisa, entre os anos de 2005 e 2014. Destes, 275 (6,23%) indivíduos apresentaram alterações na cadeia Estilohióidea, sendo 186 (67,6%) do gênero feminino e 89 (32,4%) masculino. Os dados relativos às distribuições foram analisados pelo teste do Qui quadrado quando aplicável. As idades e medidas foram inicialmente submetidas aos testes de Bartlett e Kolmogorov & Smirnov, idades e gêneros comparados pelo teste Mann-Whitney, assim como para analisar medidas de Unilateralidade e nas medidas bilaterais teste de Wilcoxon. O teste de correlação de Spearman foi utilizado para observar possível correlação entre a idade e as medidas das Cadeias Estilohióideas. Resultados: Não houve diferenças significativas (p>0.05) entre os gêneros para nenhum dos fatores observados. Houve maior número de alterações bilaterais do que unilaterais. Não houve diferença estatística significativa entre as proporções dos lados direito e esquerdo no caso das alterações unilaterais. Houve maior proporção do tipo 1, alongamento do Processo Estilo Hióide do que calcificação do Ligamento Estilo Hióide e quanto ao padrão de calcificação o padrão B (parcial) foi mais prevalente o D (completa) menos prevalente. O lado direito independente de uni ou bilateralidade apresentou maior medida, e foi observada tendência em aumento da presença de alterações da Cadeia Estilohióidea diretamente proporcional ao aumento da idade. Conclusão: Há necessidade do conhecimento das Alterações da Cadeia Estilohióidea, pois é o fator etiológico da Síndrome de Eagle podendo causar sintomas leves ou severos de tal desordem.
Palavras-chave: Radiografia panorâmica. Calcificação de dente. Dor orofacial. Ver menos
Palavras-chave: Radiografia panorâmica. Calcificação de dente. Dor orofacial. Ver menos
Prevalência das alterações da cadeia estilohióidea em radiografias panorâmicas digitais
Ana Cristina Alves Guimarães
Prevalência das alterações da cadeia estilohióidea em radiografias panorâmicas digitais
Ana Cristina Alves Guimarães
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra