Estudo das manifestações bucais de pacientes tratados com quimioterapia
Ângela Maria Dias Morais
Dissertação
por
D62
Campinas : [s.n.], 2015.
41f. : il.
Dissertação (Mestrado em Radiologia Odontológica e Imaginologia) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, Campinas - SP.
As taxas de prevalência para todos os tipos de câncer têm aumentado no Brasil, e a quimioterapia tem sido um dos métodos mais empregados e que tem mostrado bons resultados; dentre os efeitos do uso de antineoplásicos podemos destacar as manifestações orais, que tem sido estudada pela odontologia...
Ver mais
As taxas de prevalência para todos os tipos de câncer têm aumentado no Brasil, e a quimioterapia tem sido um dos métodos mais empregados e que tem mostrado bons resultados; dentre os efeitos do uso de antineoplásicos podemos destacar as manifestações orais, que tem sido estudada pela odontologia preventiva. Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa epidemiológica na cidade de Araguaína/TO, do período de 2010 a 2012, no serviço de oncologia do hospital regional, observando os pacientes em quimioterapia com diversos tipos de câncer e em terapias variadas. Sendo realizada por meio da coleta de dados pelo próprio pesquisador nos prontuários de pacientes que estiveram em tratamento oncológico, onde foram avaliadas as prevalências das manifestações orais em relação ao gênero, idade, tipo de tumor e droga utilizada. Foi realizada neste estudo uma amostra de 50 pacientes, onde 56% apresentaram algum tipo de manifestação oral associada à quimioterapia, sendo que o gênero feminino foi mais prevalente, onde 65% das mulheres submetidas ao tratamento desenvolveram alguma patologia oral. A faixa etária entre 51-60 anos, respondeu pela maior prevalência, ocorrendo manifestação oral em 55% dos pacientes. Dentre as manifestações orais observadas notamos que 53% dos casos corresponderam a xerostomia, seguido de Disgeusia 21% e Candídiase com 14%. Concluímos que a maior parte dos pacientes submetidos a quimioterapia apresentou algum tipo de manifestação oral, sendo a xerostomia a mais frequente. A prevalência observada foi maior no gênero feminino e na de maneira geral na faixa etária entre 51-60 anos. Dos tipos de tumor observados, todos apresentaram ao menos uma manifestação bucal associada à quimioterapia.
Ver menos
Araujo, Ney Soares de
Orientador
Estudo das manifestações bucais de pacientes tratados com quimioterapia
Ângela Maria Dias Morais
Estudo das manifestações bucais de pacientes tratados com quimioterapia
Ângela Maria Dias Morais
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra