Avaliação de imagens geradas por dois equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico
Ana Paula Aranha de Barros Santoro
Dissertação
por
D62
Campinas : [s.n.], 2015.
47f. : il.
Dissertação (Mestrado em Radiologia Odontológica e Imaginologia) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.
A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é um exame, com tecnologia de feixe de radiação em forma cônica, indicado para a região de cabeça e pescoço. Se houver metal na região da aquisição, o processamento da imagem está propenso a produzir artefatos que causam a perda da qualidade de...
Ver mais
A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é um exame, com tecnologia de feixe de radiação em forma cônica, indicado para a região de cabeça e pescoço. Se houver metal na região da aquisição, o processamento da imagem está propenso a produzir artefatos que causam a perda da qualidade de diagnóstico diante das imagens adquiridas. É possível que o tipo de equipamento e a variação da miliamperagem também possam interferir na quantidade de artefato, no entanto, apenas um número reduzido de estudos tem sido realizado sobre estes assuntos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a interferência de alguns materiais metálicos utilizados em Odontologia nas imagens geradas por dois equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico, o Orthophos XG 3D® (Sirona dental, Salzburg, Alemanha) e o i-CAT® (Imaging Sciences, EUA). Além da utilização dos dois equipamentos, os exames foram realizados utilizando as mínimas e máximas miliamperagens disponíveis. Foram realizados exames tomográficos de três amostras: um dente com restauração em amálgama; um dente com tratamento endodôntico, pino e núcleo metálicos e coroa metalocerâmica; e um implante dentário. As imagens foram avaliadas por três radiologistas previamente treinados. Considerando a interferência do artefato metálico, as imagens foram classificadas pelos avaliadores entre boa, regular ou ruim. Testes de Mann-Whitney foram aplicados para a análise estatística. Os resultados obtidos demostraram que, em relação aos equipamentos de TCFC utilizados, não houve diferença entre o Orthophos XG 3D® e o i-CAT® na qualidade das imagens do dente com amálgama (p = 0,095 e p = 1,000); por outro lado, o equipamento Orthophos XG 3D® apresentou qualidade de imagem superior a do i-CAT® quando a mínima miliamperagem foi empregada para os exames do dente com pino e coroa (p = 0,025) e do implante (p = 0,025). Em relação à variação da miliamperagem, no exame do dente com amálgama, a qualidade da imagem não foi afetada pela miliamperagem utilizada (p = 0,095 e p = 1,000); já para a amostra dente com pino e coroa, a qualidade da imagem foi melhor com a mínima miliamperagem no Orthophos XG 3D® (p = 0,025), entretanto, no i-CAT®, a qualidade da imagem do dente com pino e coroa não foi afetada pela miliamperagem utilizada (p = 1,000). Para o exame do implante, a variação da miliamperagem no Orthophos XG 3D® não interferiu na qualidade da imagem (p = 1,000); em contrapartida, no i-CAT®, a qualidade da imagem do implante foi melhor na miliamperagem máxima (p = 0,025). Pode-se concluir que o tipo de equipamento utilizado e a variação da miliamperagem influenciam na qualidade das imagens que apresentam artefato metálico.
Palavras-chave: Tomografia computadorizada de feixe cônico. Artefato metálico. Diagnóstico.
Ver menos
Palavras-chave: Tomografia computadorizada de feixe cônico. Artefato metálico. Diagnóstico.
Ver menos
Avaliação de imagens geradas por dois equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico
Ana Paula Aranha de Barros Santoro
Avaliação de imagens geradas por dois equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico
Ana Paula Aranha de Barros Santoro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra