Avaliação da eficácia de dois dispositivos intrabucais no controle da DTM muscular
Yolanda Maria Almeida Camargo Mingatto.
Dissertação
por
D723
2011.
80 f. : il.
Dissertação (Mestrado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de dois dispositivos intrabucais no controle da DTM muscular. Foram selecionados 13 pacientes com DTM muscular, segundo os critérios de diagnóstico do protocolo "Research Diagnostic Criteria" (RDC/TMD), na clínica do Centro de Pesquisas Odontológicas...
Ver mais
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de dois dispositivos intrabucais no controle da DTM muscular. Foram selecionados 13 pacientes com DTM muscular, segundo os critérios de diagnóstico do protocolo "Research Diagnostic Criteria" (RDC/TMD), na clínica do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, Campinas-SP. Cada voluntário preencheu um diário de dor durante 180 dias. Após 30 dias de preenchimento do diário de dor, foi instalado um dispositivo interoclusal sem recobrimento oclusal e o paciente fez uso deste durante 60 dias. Este dispositivo foi removido e durante 30 dias não usou nada, só preencheu o diário de dor. Após este período, foi instalado dispositivo tipo placa estabilizadora Universidade de Michigan por mais 60 dias. As regiões avaliadas foram a face, cabeça e pescoço e o resultado da dor classificados em fraca, moderada e forte de acordo com a Escala Visual Numérica. Para análise dos dados foi usado o teste de Friedman e o pós-teste de Dunn (?=5%). Os dados obtidos mostraram que houve diferença estatisticamente significante entre o início do tratamento (T0) e o final do tratamento (T3), ou seja, após o uso da placa de Michigan, para todas as regiões estudadas. O uso da placa sem recobrimento oclusal apresentou melhora significante, embora não tenha apresentado diferença estatisticamente significante. O uso da placa de Michigan apresentou uma melhora na sintomatologia dolorosa e também uma diferença estatisticamente significativa. Não houve diferença estatisticamente significante entre as duas placas.
Ver menos
Avaliação da eficácia de dois dispositivos intrabucais no controle da DTM muscular
Yolanda Maria Almeida Camargo Mingatto.
Avaliação da eficácia de dois dispositivos intrabucais no controle da DTM muscular
Yolanda Maria Almeida Camargo Mingatto.
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra