Sistema de retenção para prótese sobre implante utilizada por cirurgiões-dentistas brasileiros que atuam na implantodontia.
Fabio Pontes Dantas
Dissertação
por
D762
Campinas : [s.n.], 2007.
82 p. : il., + 4 anexos.
Dissertação (Mestrado em Prótese Dentária) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Para se obter sucesso no tratamento com implantes osseointegráveis é fundamental a definição prévia da posição e do tipo de retenção por cimento ou parafuso das futuras coroas protéticas, o que vai definir o posicionamento dos implantes viabilizando a oclusão e a estética. O objetivo deste trabalho...
Ver mais
Para se obter sucesso no tratamento com implantes osseointegráveis é fundamental a definição prévia da posição e do tipo de retenção por cimento ou parafuso das futuras coroas protéticas, o que vai definir o posicionamento dos implantes viabilizando a oclusão e a estética. O objetivo deste trabalho foi fornecer aos Cirurgiões-Dentistas dados necessários por meio de revisão literária, sobre os sistemas de retenção por cimento e parafuso para servirem de referência na hora de optar pelo tipo de retenção para prótese sobre implante e realização de pesquisa de opinião onde os dados levantados referem-se a 468 participantes, todos Cirurgiões-Dentistas que trabalham na área de Implantodontia e distribuídos entre os alunos e professores de especialização e mestrado da São Leopoldo Mandic e participantes de dois congressos internacionais de Implantodontia sendo um do estado de São Paulo e outro do estado de Minas Gerais. Os participantes da pesquisa foram indagados sobre o sistema de retenção para prótese sobre implante que mais freqüentemente utilizavam, se eram ou não professores de alguma instituição de ensino ligada a área da Implantodontia e sua procedência. Desta maneira, o universo da pesquisa abordou profissionais de todo o país, uma vez que os participantes dos referidos congressos e da referida instituição provêm dos mais variados estados brasileiros. A análise estatística dos dados obtidos na pesquisa foi realizada pelo teste qui-quadrado, evidenciando que de uma maneira geral, não houve diferença estatística na preferência pela retenção por cimento ou parafuso. Numericamente, entre todos os participantes da pesquisa, houve uma predileção de 254 participantes pela retenção por parafuso, o que equivale a 54,3% e entre os 124 participantes que se declararam professores houve empate na preferência entre os dois sistemas de retenção. Após essa pesquisa concluiu-se que é muito importante que o profissional que trabalha na Implantodontia conheça bem as características, indicações e contra indicações, vantagens e desvantagens dos sistemas de retenção para prótese sobre implante para que possa planejar e executar o caso com sucesso.
Ver menos
Ver menos
Sistema de retenção para prótese sobre implante utilizada por cirurgiões-dentistas brasileiros que atuam na implantodontia.
Fabio Pontes Dantas
Sistema de retenção para prótese sobre implante utilizada por cirurgiões-dentistas brasileiros que atuam na implantodontia.
Fabio Pontes Dantas
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra