Relação entre fibromialgia e dor miofacial
Marcos Furlan
Monografia
por
D723
2006.
38 f. : il.
Monografia (Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Oro-facial) - Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas - SP.
A Síndrome da fibromialgia (SFM) é uma desordem do sistema nervoso central, responsável pelo aumento da sensibilidade dolorosa, apresentando dor generalizada com vários pontos de máxima sensibilidade espalhados por todo o corpo. Acredita-se que a SFM se deva a alguma desordem bioquímica ainda não...
Ver mais
A Síndrome da fibromialgia (SFM) é uma desordem do sistema nervoso central, responsável pelo aumento da sensibilidade dolorosa, apresentando dor generalizada com vários pontos de máxima sensibilidade espalhados por todo o corpo. Acredita-se que a SFM se deva a alguma desordem bioquímica ainda não identificada. A Síndrome da dor miofascial (SDM) é uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares tensas, que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes. A SDM se desenvolve como resultado de trauma muscular ou da ativação induzida por isquemia dos nociceptores dos pontos gatilho. O tratamento da SDM é dividido em três fases: inativação do PG, reabilitação muscular, remoção preventiva dos fatores perpetuantes. Já na SFM, o tratamento é cognitivo comportamental e geralmente necessita de uma equipe multidisciplinar. Como o número de casos de portadores de SFM e da SDM aumentou consideravelmente na década de 90, este trabalho tem como objetivos: esclarecer melhor o clínico geral sobre os sinais e sintomas diferenciais destas síndromes, facilitar o diagnóstico, plano de tratamento e ou indicação para uma equipe multidisciplinar.
Ver menos
Relação entre fibromialgia e dor miofacial
Marcos Furlan
Relação entre fibromialgia e dor miofacial
Marcos Furlan
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra