Lifting of the maxxilary sinus through the osseodensification techmique [recurso eletrônico]
Kelly Zaia Barel
Dissertação
Português
Campinas : [s.n.], 2022.
33f. : il.
Dissertação (Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.
Pacientes com insuficiência óssea alveolar representam um problema comum na reabilitação com implantes osteointegrados, onde se faz necessário uma quantidade mínima de osso remanescente para a estabilidade do implante. Nos pacientes que apresentam grande perda óssea maxilar posterior devido a perda...
Ver mais
Pacientes com insuficiência óssea alveolar representam um problema comum na reabilitação com implantes osteointegrados, onde se faz necessário uma quantidade mínima de osso remanescente para a estabilidade do implante. Nos pacientes que apresentam grande perda óssea maxilar posterior devido a perda precoce dos elementos dentários, reabsorção do rebordo alveolar e pneumatização do seio maxilar se faz indispensável a realização da cirurgia de levantamento de seio maxilar. A elevação do soalho pode ser realizada de duas formas, descritas na literatura, acessando via a janela lateral e utilizando enxertos para ganho da massa óssea perdida ou acessando o seio via crista alveolar por meio da osseodensificação, aumentando o volume vertical da porção posterior da maxila, possibilitando assim a reabilitação oral através de implantes dentários. Nessa pesquisa vamos avaliar as vantagens do levantamento de seio maxilar, via crista alveolar através da compactação óssea de osseodensificação com brocas. Objetivo: O objetivo do trabalho foi avaliar o ganho quantitativo e qualitativo de altura do rebordo alveolar após a cirurgia de levantamento do seio maxilar via alveolar através da técnica de osseodensificação com brocas em um grupo de pacientes operados no intervalo de fevereiro 2019 a março de 2022. Metodologia estatística: R Core Team (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Resultados: Houve ganho significativo no levantamento do seio maxilar através da osseodensificação (p<0,05). O ganho médio foi de 6,00 mm, variando de 3,00 a 8,50 mm, com variação de 37,5% entre os pacientes. O torque médio de instalação foi de 35,56 N, variando de 30,00 a 40,00 N, com variação de 14,82% entre os pacientes. Conclusão: A osseodensificação com brocas é uma alternativa cirúrgica com mínimo trauma possível mesmo para pacientes com rebordo de altura óssea reduzida apresentando elevação expressiva do soalho do seio maxilar se comparada a outras técnicas para o levantamento do seio maxilar, levando em consideração a técnica mais confortável para o paciente e possibilidade de instalação do implante no mesmo tempo cirúrgico de forma efetiva.
Ver menos
Daruge, Rudiney Jeferson
Orientador
Lifting of the maxxilary sinus through the osseodensification techmique [recurso eletrônico]
Kelly Zaia Barel
Lifting of the maxxilary sinus through the osseodensification techmique [recurso eletrônico]
Kelly Zaia Barel