Correção do sorriso gengival em área estética [recurso eletrônico]
Dalila Meazza Damo
Monografia
por
Porto Alegre - RS : [s.n.], 2020.
26f.
Monografia (Especialização em Cirurgia Plástica Periodontal e Peri Implantar) - Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.
O sorriso gengival, considerado quando mais de 3 mm da gengiva ficam amostra durante o sorriso, é uma característica que interfere na harmonia e estética facial das pessoas. Vários fatores então relacionados a causa dessa exposição excessiva de gengiva, como a hiperplasia gengival, a erupção passiva...
Ver mais
O sorriso gengival, considerado quando mais de 3 mm da gengiva ficam amostra durante o sorriso, é uma característica que interfere na harmonia e estética facial das pessoas. Vários fatores então relacionados a causa dessa exposição excessiva de gengiva, como a hiperplasia gengival, a erupção passiva alterada, o crescimento excessivo da maxila, a extrusão dento alveolar, o lábio superior curto ou hiperativo, e a cominação entre os fatores. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre as opções terapêuticas para correção do sorriso gengival. A gengivectomia e gengivoplastia são procedimento utilizados para remoção do excesso de tecido gengival que cobre a coroa clínica, quando os dentes apresentam uma profundidade de sondagem maior de 3 mm. Nos casos onde a profundidade de sondagem é menor de 3 mm, é necessária a realização de remoção de tecido ósseo juntamente com a gengivectomia para reestabelecimento do espaço biológico, procedimento denominado de osteotomia e osteoplastia. A aplicação da toxina botulínica é uma opção mais conservadora para correção do sorriso gengival, a mesma atua impedindo a contração dos músculos elevadores do lábio superior, necessitando de reaplicações para manutenção do resultado. O reposicionamento labial é um procedimento onde se remove uma faixa de mucosa acima das gengivas, causando um encurtamento do vestíbulo, o que limita a tração muscular e diminui a exposição gengival durante o sorriso. Também temos as opções de movimentação ortodôntica e cirurgia ortognática para correção do sorriso gengival. Em casos de hiperfunção do lábio superior pode-se optar pelo reposicionamento labial ou aplicação da toxina botulínica. No crescimento excessivo da maxila o reposicionamento labial ou cirurgia ortognática são as indicadas. Na erupção passiva alterada o tratamento é realizado com gengivectomia associado ou não a osteotomia. Em casos de hiperplasia gengival a gengivectomia e gengivoplastia são os procedimentos de escolha. No lábio superior curso é necessário a realização do reposicionamento labial. Em casos de extrusão dento alveolar pode-se optar pela gengivectomia, associada ou não a osteotomia, ou o tratamento ortodôntico. Como mais de uma etiologia podem estar presentes em um mesmo casos de sorriso gengival, mais de um procedimento podem ser associados para alcançar o resultado estético desejado.
Palavras-chave: Estética. Sorriso. Gengiva. Periodontia. Ver menos
Palavras-chave: Estética. Sorriso. Gengiva. Periodontia. Ver menos
Correção do sorriso gengival em área estética [recurso eletrônico]
Dalila Meazza Damo
Correção do sorriso gengival em área estética [recurso eletrônico]
Dalila Meazza Damo