Avaliação da experiência prévia na detecção de cárie proximal por imagem digital [recurso eletrônico]
Paulo Swarowsky
Dissertação
por
Campinas : [s.n.], 2019.
59f. : il.
Dissertação (Mestrado em Radiologia Odontológica e Imaginologia) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.
Este estudo comparou a detecção das lesões de cáries proximais em dentes decíduos e diferentes experiências em dois grupos. Para tanto avaliou-se a concordância intra e inter-examinadores de exames radiográficos de 29 molares decíduos esfoliados, com e sem lesões cariosas em esmalte ou dentina nas...
Ver mais
Este estudo comparou a detecção das lesões de cáries proximais em dentes decíduos e diferentes experiências em dois grupos. Para tanto avaliou-se a concordância intra e inter-examinadores de exames radiográficos de 29 molares decíduos esfoliados, com e sem lesões cariosas em esmalte ou dentina nas faces proximais. Os exames radiográficos foram realizados de forma padronizada, empregando-se o sensor sólido Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS). As imagens de micro tomografia computadorizada (microTC) adquiridas foram consideradas como o padrão ouro na avaliação. Para a execução desta pesquisa formou-se dois grupos com alunos da graduação e pós-graduação (n=10). Todos avaliaram as superfícies proximais dos dentes, de forma independente duas vezes, com intervalo de 1 semana,considerando a localização da lesão de cárie:0 sem cárie, 1 cárie no esmalte, e 2 cárie na dentina. Para avaliação da reprodutibilidade intra-examinadores (IA) e inter-examinadores (IE) foi aplicado o teste Kappa, com índice de confiança de 95%. Com relação à concordância IE, nas duas avaliações, observou-se uma concordância razoável para a graduação e moderada para a pós-graduação. Ao se examinar de forma independente a concordância IE pode-se verificar uma maior concordância, em ambos os grupos, em relação aos dentes com lesão de cárie na dentina, com concordância de até 69,7% (significativa) para a pós-graduação e de até 40,5% (moderada) para a graduação. Já os dentes com lesão de cárie no esmalte apresentaram a menor concordância IE, com concordância pobre para a graduação e concordância razoável e moderada para a pós-graduação. A concordância IA mostra que a pós-graduação apresentam significativa reprodutibilidade (77,3%, dp 0,088) frente à uma reprodutibilidade moderada (52,4%, dp 0,156) dos examinadores da graduação. A reprodutibilidade significativa foi observada para os dois grupos quando a lesão afetava a dentina, já no esmalte a reprodutibilidade foi razoável entre os examinadores da graduação e significativa entre os examinadores da pós-graduação. Ao se analisar a concordância IE e o padrão ouro para cada tipo de lesão dentária, observa-se que a graduação apresentou uma concordância perfeita em dentes com lesão de cárie na dentina (82,6%), porém não houve concordância estatística relevante nos outros casos. Os alunos da pós-graduação apresentaram resultados semelhantes, com concordância significativa em dentes com lesão na dentina (79%), concordância pobre em dentes com lesão no esmalte (18,7%) e concordância razoável em dentes com face hígida (31,8%). Pode-se concluir que há necessidade de maior treinamento na avaliação radiográfica de lesões de cárie, principalmente quanto aos estudantes da graduação de Odontologia.
Palavras-chave: Cárie Dentária. Diagnóstico. Radiografia Digital. Ver menos
Palavras-chave: Cárie Dentária. Diagnóstico. Radiografia Digital. Ver menos
Panzarella, Francine Kühl
Orientador
Avaliação da experiência prévia na detecção de cárie proximal por imagem digital [recurso eletrônico]
Paulo Swarowsky
Avaliação da experiência prévia na detecção de cárie proximal por imagem digital [recurso eletrônico]
Paulo Swarowsky